domingo, 18 de maio de 2014

Espanha na Grande Guerra

España en la Gran Guerra
Espías, diplomáticos y traficantes


Trata-se de uma publicação do Círculo de Leitores (Espanha) em colaboração com a Editora Galaxia Gutenberg, 2014, de Fernando García Sanz, investigador cientifico do CSIC, com estudos publicados na área das relações internacionais e política externa de Espanha.


O seu trabalho reflecte uma opinião que luta contra o mito de que a Espanha foi neutra no conflito. Ao contrário demonstra a sua importância na guerra económica desde Agosto de 1914, que converteu o espaço nacional num um espaço de luta diplomática, com consequências políticas e económicas.

Desde a questão de facilidades e intercepções de comunicações, tanto alemãs como aliadas, o destino da sua produção industrial, a utilização das redes de transporte terrestres e marítimas, assim como a luta submarina que se deu nas suas costas e águas territoriais, demonstram a sua tese.

Também não pode deixar de ser evidenciada a luta propagandistas nos meios de comunicação escrita e a actividade de centenas de espiões com acções de espionagem e contra-espionagem.

 É uma abordagem que defende que apesar de não existir uma frente bélica activa existiu uma "home-front" determinante para a evolução da Grande Guerra e de Espanha.


Fernando García Sanz

Sem comentários:

Enviar um comentário