Japão na Grande Guerra

 

 

Marinha Japonesa na Grande Guerra

A 7 de Agosto de 1914, O Governo japonês recebeu um pedido oficial do Governo britânico para assistência na destruição dos raiders alemães da Marinha Imperial Alemã que navegavam nos mares da China. Neste âmbito o Japão enviou um ultimato à Alemanha a14 de Agosto que não foi respondido. O Japão declarou guerra à Alemanha a 23 de Agosto de 1914.

A 2 de Setembro de 1914 as forças navais japonesas cercaram a colónia alemã de Tsingtao, na província chinesa de Shandong.

Durante Outubro a Marinha Imperial Japonesa atacou outras colónias alemãs no Oceano Pacífico: as Ilhas Marianas, as Ilhas Carolinas e as Ilhas Marshall, que ainda ofereceram alguma resistência.


Porta Hidroaviões HIJMS Wakamiya
 A Marinha Imperial Japonesa conduziu o primeiro ataque aeronaval da história, quando bombardeou alvos em terra, na província de Shandong durante o cerco de Tsingtao e os navios alemães que se encontravam na baía de Quiaozhou, a partir de hidroaviões do navio Wakamiya. A colónia de Tsingtao rendeu-se a 7 de Novembro de 1914.


HIJMS Izumo
 Durante a Grande Guerra o Cruzador “HIJMS Izumo” foi utilizado extensivamente em patrulhas oceânicas, devido às suas grandes dimensões que lhe permitiam longos períodos de serviço no mar.

Em Novembro de 1914, o Cruzador “HIJMS Izumo” acompanhando dos cruzadores Asama e deslocaram-se para Pearl Harbor para reforçar a força de internamento da Marinha Imperial Alemã. O cruzador alemão "SMS Geier" encontrava-se naquele porto, ao abrigo das normas internacionais de neutralidade.

A este grupo juntou-se posteriormente ao grupo de combate do Ocenano Pacifico Orientel da Marinha Real Britânica, composto pelo Cruzador de batalha "HMAS Austrália" e o "HMS Newcastle", , que tinham como missão proteger o Canal do Panamá dos cruzadores alemães e dos raiders, desde o Canal do Panamá até ao norte do Canada, isto até ao final de 1914.

Quando em 1917, 6 de Abril, os Estados Unidos da América entraram na Grande Guerra, os americanos e japoneses viram-se ambos do mesmo lado, apesar da tensão rescendente entre ambos por causa da atitude japonesa na China e da competição pela supremacia comercial no Pacífico. Esta situação foi controlada com a assinatura do Acordo de Lansing-Ishii a 2 de Novembro de 1917.


1ª Esquadrão Especial - Singapura

Em 1915, Fevereiro, os marinheiros da Marinha Imperial Japonesa, que se encontravam em Singapura, ajudaram as tropas britânicas a suprimirem um motim das tropas indianas contra o Governo britânico.

Em 1916, o Akashi teve como missão patrulhar as rotas marítimas entre o Borneo e o Oceano Indico, através do Estreito de Malaca, para protegem os navios de transporte de tropas e comerciais dos raiders alemães. Durante esta missão tinha como base de abastecimento o porto militar de Singapura, em resultado dos acordos de contribuição para o esforço de guerra para os aliados, através da aliança anglo-japonesa existente.

HIJMS Akashi

A 18 de Dezembro de 1916, o Almirantado britânico pediu ao Japão nova assistência naval. Assim o Governo nipónico enviou dois dos seus quatro cruzadores que se encontravam em Singapura para a Cidade do Cabo, na África do Sul, e um 2º Esquadrão Espacial para Malta, no Mediterrâneo, composto por um cruzador o "HIJMA Akashi" e o 10º e 11º grupos de contratorpedeiros (8 navios). Esta força seguiu para o Mediterrâneo via Port Said, Canal do Suez no Egipto.


2º Esquadrão Especial - Malta

O 2º Esquadrão Especial da Marinha Imperial japonesa, comandado pelo Contra-almirante Kozo Sato, chegou a Malta a 13 de Abril de 1917.

Era formado pelo navio-almirante o cruzador “HIJMS Akashi” e o 10º e 11º grupo de quatro contratorpedeiros cada num total 9 navios. A força japonesa no Mediterrâneo foi posteriormente reforçada com mas um grupo de quatro contratorpedeiros, o 15º, em 1 de Junho de 1917.

Na sua plenitude o 2º Esquadrão Especial totalizou 17 navios, 1 cruzador, 8 contratorpedeiros japoneses da classe “Kaba”. 4 contratorpedeiros da classe “Momo”, 2 contratorpedeiros cedidos pelos britânicos e duas lanchas.

A missão destes contratorpedeiros consistia em executar escoltas aos navios comerciais aliados que neste mar se deslocavam e missões anti-submarino. No total as unidades japonesas efectuaram 348 escoltas, num total de 788 navios escoltados e protegeram o transporte de 700.000 soldados. Efectuaram, ainda, o salvamento de 7.075 pessoas de navios naufragados.

A 1 de Junho de 1917 o Cruzador “Izumo” chega a Malta para substituir o Cruzador “HIJMS Akashi”, como navio-almirante. Com este chegaram também o 15º grupo de contratorpedeiros, composto pelas seguintes unidades: Kashi, Hinoki, Momo e Yanagi.

A 11 de Junho de 1917 o Contratorpedeiro Sakaki foi torpedeado pelo submarino austríaco, U-27. Parte do fundo do casco foi desfeito com a explosão e 68 homens morreram. O navio acabou por ser salvo e mais tarde reparado, tendo regressado ao Japão após o fim da guerra.

Ainda em Junho de 1917, os britânicos cederam dois contratorpedeiros à 2ª Esquadra Espacial, o “Minstrel” e o “Nemesis”, que nesta força se mantiveram a operar até ao final da guerra. Os japoneses rebaptizaram os navios como “Sebdan” e “Kanran” respectivamente.

A 5 de Julho o comando do 2º Esquadrão Especial passa para o Contra-almirante Masuda Koichi, comandante do Cruzador “HIJMS Izumo”, até ao final da guerra. O Cruzador “HIJMS Akashi” regressou ao Japão.

Em Dezembro de 1918 o Cruzador Izumo acompanhou os contratorpedeiros Hinoki e Yanagi de Malta até Scapa Flow para participar na força que guardava a Esquadra alemã de Alto Mar que aí estava fundada. Posteriormente em Março de 1919 escoltou sete submarinos alemaes capturados para Malta, como prémio de guerra.

Foi o Cruzador "HIJMS Nisshin" que acompanhou oito contratorpedeiros e os sete submarinos de volta ao Japão. O Izumo ficou ainda algum tempo na Europa visitando o porto de Napoles, Genova e Marselha antes de regressar com os quarto últimos contratorpedeiros para o Japão em 2 de Julho de 1919.


HIJMS Nisshin com um dos submarinos alemães recebidos como prémio



Força Naval em Malta (1917-19)

Cruzadores:
Akashi (Abril de 1917 – Julho de 1917).

Izumo (Julho de 1917 – Julho de 1919).

Nisshin (Setembro de 1918 – Março de 1919).

Contratorpedeiros:
Classe KABA: Kaba, Kaede, Kashiwa, Katsura. Kiri, Kusunoki, Matsu e Sakaki.

Classe MOMO: Momo, Hinoki, Kashi e Yanagi.

Classe ACORN: Sendan (ex-Minstrel) e Kanran (ex-Nemesis), cedidos pela marinha britânica.


Veleiros:

2 Veleiros, cedidos pela marinha britânica.







Bibliografia

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